Filmes obrigatórios

Eugene Sandow

Podemos chamar-lhe o pai do moderno culturismo. Por isso a sua figura é a estatueta do Mr. Olympia. Neste vídeo podemos ver uma das primeiras exibições.

The Road to Wellville

1866, abria o Battle Creek Sanitarium inicialmente chamado de Western Health Reform Institute, baseado nos princípios de saúde advogados pela igreja adventista do sétimo dia. Em 1876, o Dr. John Harvey Kellogg tornou-se o superintendente, construindo uma instalação renovada em 1878. Nesta enorme estrutura, as pessoas exercitavam-se e perdiam peso à custa de utilizar clisteres, comer o suplemento alimentar da época: corn flakes, e exercício realizado com máquinas ou em aulas de grupo. Era ainda utilizada terapia de pequenos choques eléctricos para estimular o corpo. Esta impressionante estrutura poderia ser chamada hoje de SPA. Em 1994 foi realizado o filme The Road to Wellville, que retrata as práticas de Kellogg no Sanatorium.

1895 John Harvey Kellogg, o médico que criou os Cornflakes, escreveu um documento intitulado “A Arte da Massagem”. Este documento sugeria um tipo de musculação de execução lenta (oito segundos a levantar o peso), mas também recomendava uma boa técnica de execução sem bloqueios de respiração, etc. Também referia que o objectivo da recreação não era fortalecer os músculos, mas sim regular a circulação.

Pumping Iron

Um documentário que nos conta a fase mais marcante do culturismo. A época em que se lançaram as sementes de uma grande indústria dentro da gigante indústria do fitness.

Bigger Stronger Faster

Mais um documentário contado na primeira pessoa. As crenças de quem se liga ao mundo dos ginásios, a procura dos melhores resultados, as coisas boas e más da indústria do fitness, os suplementos, as drogas e muito mais.

Filmes Sobre Alimentação

Documentários sobre alimentação, sobre a indústria alimentar, sobre o leite e outros alimentos que consumimos ou que vamos deixar de consumir depois de ver alguns destes vídeos.

Forks Over Knives

Documentário sobre alimentação que analisa o profundamente o facto que muitas das doenças degenerativas que nos afetam podem ser controladas rejeitando produtos de origem animal e alimentos processados.

Got The Facts on Milk?

Documentário sobre o leite e a indústria dos laticínios. Neste filme controverso, abordam-se as questões das alergias, dos imensos derivados do leite que estão em quase todos os alimentos processados mais consumidos, desde o pão aos gelados, passando pelas bolachas, chocolates e diversos outros alimentos consumidos em grandes quantidades pelas irrequietas crianças da atualidade do mundo ocidental. Podemos ver também a força da indústria do leite e a forma como se consegue impor em termos políticos e nos sistemas escolares.

Food Inc.

Documentário sobre a indústria alimentar americana, cujos produtos consumimos em larga escala também no nosso país. Mostra-nos a forma como se fabricam os alimentos, os efeitos destes no nosso corpo e sobre o ambiente e a economia também.

Food Matters

Já sabemos que somos aquilo que comemos, aquilo que pensamos e somos moldados pela forma como nos movimentamos e pela companhia das pessoas com quem passamos mais tempo. Mas neste filme, discutem-se formas alternativas de curar o corpo contradizendo aquela ideia de que há um comprimido para tudo. Revelam-se alguns factos que desconhecemos sobre aquilo que ingerimos e procuram-se soluções mais saudáveis que nos ajudem a combater a obesidade que vem aumentando em Portugal também a passos largos.

Food Stamped

Um documentário que nos mostra também o desafio de comer de forma menos processada com pouco dinheiro e o quanto difícil isso poderá ser sobretudo se não houver uma educação em relação aos alimentos disponíveis a preços mais baixos.

Processed People

Alguns especialistas em saúde e nutrição analisam aquilo que comemos e procuram apontar soluções para o estilo de vida pouco saudável dos americanos. Por sinal, toda a indústria do fitness, a indústria dos suplementos, equipamentos e programas de treino tem a sua maior força nos E.U.A.

Num documentário dividido em 8 capítulos, discute-se a obesidade e a alimentação processada.

Anúncios

Publicado por

Paulo Sena

Physical Education Teacher Fitness Trainer and consultant. PhD in Sports Psychology - University of Vigo, Spain

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s